Pragmatismo Religioso

Há uma relação complicada entre o ministro do evangelho e os fiéis.

Um utilitarismo muitas vezes fútil que seleciona pessoas da mesma maneira que se escolhe cantores sertanejos pra uma feira agropecuária. O que tenho para ensinar, te interessa?

Na busca pela relevância cega, muitos se submetem a esta relação de consumo. Pregadores e missionários falam aquilo que as pessoas desejam ouvir. Não que lhes falte ousadia ou inovação. Mas lhes falta o básico. Falta o fundamento. O trivial.

Então se torna difícil ficar longe das técnicas motivacionais em uma palestra. Olha o absurdo, eu mesmo já estou chamando o que deveria ser uma pregação de “palestra”. A oratória, amiga do locutor na manipulação das massas. A retórica, amiga do argumentador no convencimento do fraco.

A educação que o povo não tem, faz mais falta exatamente nesta hora. Por desconhecerem as ferramentas de condução do gado (eu ia dizer rebanho, mas gado é mais ofensivo), submetem-se passivamente aos comandos do ladrão que finge ser pastor. E assim a tradição farisaica de não entrar no céu e impedir que outros entrem se mantém através das gerações.

Não, não basta doutrinar o indivíduo para “aceitar Jesus”. Ele precisa ser liberto! Só pode ser livre quem conhece a verdade por inteiro. E esta verdade implica em libertação de todo jugo de escravidão ao sistema religioso.

Limitamos nossa liberdade todos os dias para não ferirmos excessivamente a consciência do mais fraco. Mas se nossa vida não possui como meta ensinar o fraco a ser forte, então tudo isso que chamam de evangelho é perda de tempo.

Um comentário em “Pragmatismo Religioso

  • 12 de dezembro de 2017 em 02:03
    Permalink

    assim vou falar de tres momentos : 1 -estava em casa trabalhando quando decidi escutar o pastor waldomiro santiago sei la faz tempo isto nem conhecia o cara direito e a pregaçao dele foi o seguinte – lei do dizimo se voçe der 10 reais deus lhe dara 100 se der 50 deus lhe dara 500 esta na biblia nao e eu falando, automaticamente me escandalizei(falei que nem cristao kkk) e perguntei para deus < senhor porque o senhor nao larga um raio na cabeça deste cara agora ao vivo ou porque o senhor nao faz cair um holofote na cabeça dele ja estava de bom tamanho mas deus prontamente falou no meu coraçao assim :ricardo (e este e meu nome) o cara que da 50 achando que vai receber 500 e tao culpado quanto quem esta pedindo ,automaticamente parei de julgar ,2 momento ,estava eu lendo a biblia sentado na rodoviaria esperando o busao quando um senhor veio conversar comigo – puxa primeira pessoa que vejo lendo a biblia por aqui , eu a sim blz tudo bem e estou lendo sou cristao (nao crente nao gosto de crente parece nome de algum creme estragado) bem ai este senhor me disse que frequentava a igreja do waldomiro ba assim, tentei abrir a mente do senhor mas ; complicado existe boa vontade mas … a teologia do que e dando que recebe que para mim e uma auto sabotagem esta no dna do crente pentecostal e a visao de que estes charlatões sao semi-deuses cara e complicado mudar a visao de pessoas humildes ,que sim sao culpadas ,mas se so ensinaram isto para eles como julgar, e o 3 momento e estes charalatões que conhecem a palavra assim ou nao foram tocados por deus ,ou estao cometendo o pecado imperdoavel contra o espirito santo mencionado na biblia, eu acho ne ,,,,

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *